Formatura Medicina Souza Marques

Formatura Medicina Souza Marques

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

A poça de lama "Escher"



Rubinho é um construtor de pontes, fotografou Jesus no templo após uma das missas no RJ e me enviou por email. Sua percepção se assemelha a Escher: a cruz é a ponte que traz a marca da destruição dos homens, os traidores saíram de cena, mas por trás desse corpo destruído, há um céu todo azul.
Um dia, antes de sua partida, pediu alguém que lhe tirasse essa foto eucarística. Desejou deixar após a destruição dos homens, a imagem dos iluminados. O que fez foi tão valoroso que Deus não permitiu o desgaste de sua imagem, holofotes apagados em plena iluminação. O mal desembocou no sublime, no fundo, você pode ver também uma imagem luminosa de nuvens e céu azul.
























Imagino que o hipotético leitor adivinhará a que tipo de horror me refiro... poça de água suja. Quebraram a ponte e deixaram suas marcas. Quem fez isso? Quem já experimentou isso, garanto que não há dor que se compare! Escher dotado de olhos para o visível, desenha na água barrenta, o céu azul e as copas dos pinheiros.
Para Nietzsche a beleza suprema dessa obra é uma imagem luminosa de nuvens e céu refletida no lago negro da tristeza.

4 comentários:

  1. Aqui é o campo do terror, lugar por onde passaram os filhos das trevas, gerados por pais covardes, mentirosos, hipócritas...nunca ouviram a voz de Deus em seus corações."Gente sem coração"! Na ordem: os omissos, os covardes, os mentirosos, os intrusos, os cúmplices, os sádicos, os invejosos, os assassinos. Mas por trás do nada(marcas da destruição), existe um Deus que tudo vê e promove o processo de julgamento conforme a sua culpa. "A Poça de Lama" de Escher nos mostra os dois mundos:o da destruição e o da reconstrução.Nessa triste história, em que mundo você habita? Sugestão: se você é cristão, leia "A Vida de Jesus" e descubra qual papel você representa? Leia "Alice no País das Maravilhas" também é uma leitura que pode ajudar a entender a sua posição.O que hoje parece sem vida mora no país do "Mavilhoso".*-)Rubinho vive lá porque Deus é fiel e eterno, e a vida é passageira. Enquanto você abraça a fatalidade, os clichês, a indiferença...a sua hora está chegando!!

    ResponderExcluir
  2. Quando li "A Casa pintada" de Montserrat Del Amo, encontrei no menino Chao o desejo de Rubinho: habitar o país do Maravilhoso é ter uma casa pintada como a do imperador Huang. Ele percebeu que todos podem ter uma casa pintada igual à de Deus, mas para isso é preciso entender que moram em casas de barro e que a conquista da 'Casa pintada' exige a presença de invernos rigorosos para o despontar de muitas primaveras.

    ResponderExcluir
  3. Essa foto de Jesus crucificado é da igreja NS da Guia no Méier, RJ. Rubinho sempre teve o olhar para o essencial. Não entendo como a faca de um homem cruel pôde tê-lo atingido...se estava tão amparado por Deus plas nossas preces e atitude de mansidão. Não posso acreditar que o mal venceu o bem. Onde estamos? Que sentido tem a fé que professamos? Espero a resposta de Deus. A última palavra tem que ser a do Senhor!!!

    ResponderExcluir
  4. Uma foto de Jesus feita pelo seu pequeno celular após uma missa na igreja NSdaGuia (Méier - Rua Pedro Carvalho - Rio de Janeiro). Lá, ele orou e recebeu junto à sua família uma bênção e um convite do padre que se encantou com ele. "Venha trabalhar com Artur na Pastoral de Jovens nas Favelas. Arthur é também um estudante de Medicina da UFRJ. Venha!" Rubinho me chamou e me apresentou ao Pároco, dizendo: "O que você acha, mamãe?" Isso quer dizer alguma coisa para você?

    ResponderExcluir

Seguidores